quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL 2014 e PRÓSPERO ANO NOVO 2015 COM JESUS




FELIZ NATAL 2014  

e  

PRÓSPERO ANO NOVO 2015  COM  JESUS






 
Educadores:

 
Felicitações

 
 
Bons episódios vivenciamos no ano letivo de 2014, desejo em 2015 muito mais estudos e

pesquisas,


Atenciosamente,


Educador   :


Marcos Antonio










sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Publicação da Revista: ACENE Para o Conhecimento Ano II nº 07 Agosto/Setembro 2014


Publicação da Revista: 

ACENE Para o Conhecimento: 



Ano II nº 07 Agosto/Setembro - 2014 
 

(  Site: http://revistaacene.com.br/  ) 

No Site, na seção: Edicão do Mês, há a possibilidade de folhear a Revista,  
com a tecnologia educacional do ISSUU, acesse e confira 

 Na Seção: Sala de Aula 


Leitura em Rede - página nº 32 

Projeto de Leitura Mobiliza Estudantes do 

   Município de Belém de Maria-PE 












Na Seção: Psicopedagogia



Por:  Elizângela Neves - página nº 44 


 Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Tecnologia da Educação 
e Mestranda em Ciências da Educação

Mutismo Seletivo Na Infância 01 







Na Seção: Psicologia



Por:  Igor Cezar Carneiro - página nº 45 

  Psicólogo Educacional e Clínico, Especialista em Psicopedagogia

Mutismo Seletivo Na Infância 02





 


terça-feira, 15 de julho de 2014



DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS





Andreza Da Silva Pena[1]
Sheile Gabrielle Silva[2]







PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Para O Uso de Tecnologias Educacionais. Curitiba – Paraná, SEED –PR., 2010. P. 39-44



O educador que propõe uma pesquisa com objetivo apenas de avaliar o conteúdo escrito, sem posterior reflexão, corre o risco de receber uma cópia de muitas informações sem significado algum. Na maioria das vezes, esse tipo de “pesquisa” nem é lida pelo aluno e, pior ainda, não propicia qualquer aprendizagem efetiva. O principal objetivo da prática da pesquisa era propiciar aos alunos meios para alcançar um aprendizado mais independente, que não se restringisse apenas aos conteúdos, até então transmitidos somente pelo professor. Em 1996, com a reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n. 9.394, a pesquisa surge como princípio básico da educação nacional. Em seu Art. 3º, a Lei declara que o ensino será ministrado com base nos princípios de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber” (BRASIL, 1996). As novas tecnologias da informação e comunicação certamente contribuem para a realização de pesquisas escolares. Os novos serviços informativos incluem facilidades para nos comunicarmos, e incorpora, num único espaço, todos os meios de comunicação que a precederam (TV, rádio, jornal...). A mídia web também é muito utilizada na pesquisa escolar. A questão que se coloca em relação à utilização da Internet para realização de pesquisas escolares, diz respeito principalmente à falta de critérios dos professores no momento de solicitar uma pesquisa, e do aluno, ao realizá-la. O grande desafio de se fazer uso da Internet na pesquisa escolar com qualidade é saber transformar a informação em elaboração autêntica de saberes.



Palavra-chave: Internet. Pesquisa. Educação




[1] Estudantes de pedagogia – Formação de professores. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL.



segunda-feira, 14 de julho de 2014

DIRETRIZES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Mec 2010

DIRETRIZES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: MEC 2010


Darlene Mascena da Silva Wanderlei1 
Roberto Melo da Cunha1
Suelen Paula de Carmo Barro1

PARANA Secretaria do Estado da Educação, Diretrizes para o uso de tecnologia Educacional. Curitiba Paraná SEED-PR, 2010. P39

O Educador que propõe uma pesquisa com o objetivo apenas de avaliar o conteúdo escrito posteriormente correrá o risco de receber copias de muitas informações sem significado algum. Na maioria das vezes esse tipo de pesquisa nem é lida pelo aluno e pior ainda, não propiciam qualquer aprendizagem efetiva. É importante que exista nessa pesquisa criatividade que intervenha de forma competente, tem que existir por parte do aluno elaboração individual e atenção ao que se pesquisa. Falta na realidade atual por parte dos alunos o interesse em pesquisar. É importante a escola propiciar atividade de interesse do aluno. Quando os educadores começaram a pesquisar e usar palavras como a base da educação escolar, não imaginavam que o surgimento da internet promoveria a universalização da informação. Com o auxilio da tecnologia qualquer estudante teria acesso às bibliotecas de todo o mundo pra pesquisa de um determinado assunto ou para um grupo de pessoas debaterem diversos temas.

Palavra-Chave: Educação, Internet, Pesquisa             


[1] Discentes do 3° Período de Pedagogia em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL.

Resumo apresentado á disciplina Prática Pedagógica III,  sob a orientação da Professora Maria José das Neves



terça-feira, 8 de julho de 2014

DIRETRIZES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. MEC – 2010







DIRETRIZES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. MEC – 2010




Girleide Bonfim da Silva[1]
Roseane Alves da Silva[1]



(Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes para o uso de tecnologias educacionais – Curitiba: SEED – PR; 2010.) P.39 – 49.

Atualmente observamos que dentro da pesquisa escolar o educador que propõe uma pesquisa com objetivo apenas de avaliar o conteúdo escrito, sem posterior reflexão, corre o risco de receber uma cópia de muitas informações sem significado algum. Na maioria das vezes, esse tipo de “pesquisa” nem é lida pelo aluno e, pior ainda, não propicia qualquer aprendizagem efetiva. Já na Pesquisa de ensino nos deparamos com um contexto de fusão entre ensino e pesquisa, onde se destacam ferramentas que colaboram para a sua realização e organização, como as teorias, as propostas e os métodos. Em outros tópicos ainda importante que destacamos estão presentes a pesquisa escolar e as mídias, que nos mostra que não podemos negar que a mídia impressa é, de fato, um dos poucos recursos que estão presente em todas as escolas. Nos espaços escolares para pesquisa, as ferramentas de busca, são um dos recursos da Internet, que permitem ao aluno encontrar, de forma rápida e eficiente, praticamente tudo o que necessita para sua pesquisa. No entanto podemos entender como se tonar importante o uso das tecnologias educacionais, o acesso à informação por meio das pesquisas via Internet podem contribuir com a formação integral do aluno, visto que esse espaço também é um grande ambiente de comunicação. Ao propor-se pesquisar por esses meio, alunos e professores têm acesso a diferentes recursos, podendo mais que comunicar, compartilhar informações, conhecimentos e saberes.

Palavra-chave: Educação, Tecnologia, Pesquisa.



[1] Alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
Resumo apresentado à disciplina Prática Pedagógica, sob a orientação da Professora Mª José das Neves.