terça-feira, 8 de julho de 2014

Diretrizes para o uso das tecnologias educacionais: Pesquisas Escolares e Internet



                                                                     Amanda Santos de Oliveira[1]
                                                                                Jeysa Carla

(Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes para o uso de tecnologias educacionais - Curitiba: SEED - PR; 2010.)

No Brasil, desde o principio do surgimento da pesquisa, ela não é muito compreendida por professores e alunos. Pesquisar, na prática, é acordar ou despertar o interesse e a curiosidade, caminhando junto com o engajamento e o compromisso de investigação. É  muito importante que a pesquisa seja realmente valorizada, visto que ela é um complemento para a boa educação e isso fica paralelo ao ensino. A mídia audiovisual e a internet (web) ajudam sim aos professores e aos alunos quando são usadas de maneira correta, sem ser vista como obrigatoriedade como é o caso de algumas pesquisas em determinadas instituições de ensino. Independente do tipo de mídia que é usado é importante que os professores e os alunos vejam e entendam que a pesquisa é algo concreto e que tem grande valor significativo, que proporciona a todos uma visão nova sobre um tema que é tão válido para uma boa prática educacional.

Palavra-chave: Educação, Tecnologia, Pesquisa.



[1] Alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL.
Resumo apresentado à disciplina Prática Pedagógica, sob a orientação da Professora Mª José das Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário